top of page

Para muitos, sair da zona de conforto da estabilidade de um emprego e empreender em seu próprio negócio é uma realização profissional.


Existe diversas forma de empreender, pode ser tanto criando um negócio do zero, como também pode contar com uma marca forte.


As duas formas te tornam dono do seu próprio negócio, porém é muito mais fácil começar quando existe uma estrutura e um suporte para te ajudar.


Adotar uma marca que já esta no mercado pode ser pelas franquias ou pelo sistema de licenciamento. Para saber em qual modelo investir, deve primeiro conhecer as duas formas de negócio.


As Franquias são negócios em que uma empresa (franqueadora) concede o uso da marca para um terceiro empreendedor. Aqui funciona como um “copia e cola” da empresa franqueada.


Quando falamos em franquia devemos ter em mente de que deve ser seguido um padrão, uma formatação pré definida para manter a qualidade da marca.


Esses padrões podem ser os mais variados, desde como deve ser o local físico da loja até as formas de atendimento ao cliente.


Em contrapartida, no Licenciamento, o empreendedor compra a licença para poder usar o nome da marca e desenvolver seus produtos e serviços.


Neste caso o titular da marca confere maior flexibilidade para que o licenciado possa atuar, tendo em vista de que apesar de ter que seguir as diretrizes imposta pela empresa licenciadora, ela não elenca padrões a serem seguidos, tendo uma gestão empresaria autônoma.


Com isso, não há uma regra de como deve ser usada marca, podendo o licenciado administrar o negócio de acordo com as suas estratégias financeiras.


E os investimentos?


Aqui, os investimentos são diferentes entre os modelos de negócios. As franquias, normalmente, ensejam um investimento maior do que um licenciamento.


Isso acontece porque no licenciamento o que ocorre é a concessão do uso da marca com liberdade de gestão, diferente da franquia, que não somente a marca esta sendo cedida, mas sim todo o modelo de negócio, ou seja, um “pacote pronto”.


Podemos dizer que tanto a Franquia quanto o Licenciamento são grandes oportunidades para aqueles que desejam empreender e ter lucros significativos, basta apenas escolher qual modelo de negócio se enquadra mais no seu perfil.


E aí, no que vai investir?!



bottom of page