top of page

Muitas das empresas que fazem parte do mercado brasileiro são franquias. Sempre quando falamos em franquias lembramos empresas famosas como, por exemplo, Mc Donald’s, O Boticário. Mas também existem as franquias de médio e pequeno porte como The Shaky (especializada em Milk Shakes), PremiaPão (comercializa espaços publicitários).


Uma franquia consiste em um modelo de negócio em que o franqueador cede a um terceiro franqueado o uso da sua marca para que ele possa desenvolver o mercado de outras localidades.


Basicamente, consiste em um “copia e cola” de um determinado empreendimento em locais diferentes, com potencial de desenvolvimento. Cada franquia possui critérios diferentes, algumas exigem quantidade mínima de habitantes na cidade desejada, outras que tenha uma loja física que siga as caraterísticas do negócio, mas sabe o que todas têm em comum: a Marca Registrada!


Sem o registro da marca no INPI, não é possível identificar um proprietário, e com isso não seria possível realizar a cessão do direito de uso. Por esta razão a marca é fundamental quando o assunto é franquia.


Registro de Marca no INPI é no InstaRegistro.com

Realizar investimento em uma franquia que não possui marca registrada é arriscado. Uma vez que não possui titular, a qualquer momento poderá ser surpreendido por um terceiro com o registro.


Caso não tenha ainda o registro, deve ao menos ter o depósito da marca, tendo em vista uma marca depositada possui uma expectativa de registro.


Por esta razão, sempre ao iniciar um negócio, uma das primeiras etapas e buscar o registro da marca, tendo em vista que uma vez expedido o certificado de titularidade o empresário pode trabalhar com mais segurança.


Antes do registro, é essencial que se faça uma pesquisa de disponibilidades, para ter conhecimento dos risco e investir de forma eficiente.


Se você já tem uma empresa e ela tem grande potencial para se tornar uma franquia, entre em contato conosco e peça sua pesquisa de disponibilidade sem custo algum!!

Clique aqui para proteger sua marca.


bottom of page