top of page

Entenda Como Registrar e Não Perder Marca de Empresa Online no INPI


Não é novidade que a internet zerou a questão de barreiras espaciais e por isso você pode contratar ou comprar qualquer coisa no mundo. Antes não era comum você contrar uma empresa de consultoria em outro Estado por contas das dificuldades, mas hoje é muito comum a sua contabilidade ser uma empresa de Minas Gerais, sua agência de marketing estar no Rio Grande do Sul e seus clientes (em sua maioria) no Estado de São Paulo.


No entanto, essa expansão geográfica vem com desafios aos empreendedores que buscam o seu espaço no mercado. Caso você já seja um vendedor em algum marketplace (Amazon, Mercado Livre, etc) ou atua em algum aplicativo de alimentação (Ifood, Apptite, etc) irá notar que é um problemão se a sua empresa é a mesma de uma outra já existente. A sua marca compete com a mesma de outra empresa do outro lado do Brasil (ou mundo) agora em um ambiente muito mais online e conectado.


Na prática o que isso significa para a marca da minha empresa online?


Isso significa que você precisa ter um cuidado muito maior que antes com o registro da sua marca no INPI para você 1) não receber nenhuma notificação de outra empresa km de distância de você e 2) para você ser único também no ambiente online.


Você já pensou a confusão que pode gerar se existe duas empresas online na mesma rede social e no mesmo marketplace? Quantas vendas você pode perder por simples confusão? Será que essa é a empresa do Rio de Janeiro ou é a empresa da Bahia?


Existe uma única maneira de proteger a marca sua empresa online em QUALQUER LUGAR DO BRASIL: registrar a marca da sua empresa online no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Essa é a única forma legal conforme a lei para não deixar que outra marca no mesmo ramo de atuação utilize a sua marca no Brasil de forma física ou online. Com a marca da sua empresa online registrada você poderá ter todos os benefícios legais (exemplo: utilizar o R de registrado na marca) e poderá efetuar notificações para outras empresas que estiverem usando a sua marca. Sim, só assim você será de fato o DONO (ou DONA) da sua marca.

Interessante, não é?


Por exemplo, o InstaRegistro.com® é uma empresa online que atende todos os Estados do Brasil e países da América Latina junto a empreendedores inteligentes que desejam registrar suas marcas no INPI. O fato de já existir o nosso registro no INPI nos torna único em nosso ramo de atuação. Além disso, podemos usar o ® em nossa marca sem que seja uma prática de concorrência desleal. Em resumo, mesmo sendo online estamos protegidos em todos os Estados do Brasil.


Uma empresa online certamente tem os seus benefícios, pois você poderá atender de forma eficiente todo o país e mundo através de uma internet, no entanto é preciso ter cuidados especiais nesse avanço de forma exponencial.


Por isso que o InstaRegistro.com® atua com empresas no mundo físico e digital para proteção de suas marcas da forma correta e mais eficiente.


Recomendamos esse post para entender como registrar sua marca no Brasil e seguir com o seu negócio de uma forma mais profissional e segura.

---

Eaí, curtiu? Compartilhe com que você possa ajudar.

bottom of page