top of page

Passo a Passo Para Pesquisar Sua Marca no INPI


Este artigo é para acabar de vez com o erro de que o registro do nome empresarial na Junta Comercial é suficiente para garantir a proteção jurídica da marca.


Se você é um desses empreendedores que não buscou o registro da marca dentro do órgão responsável, você não tem exclusividade ao uso da sua marca e qualquer pessoa pode usar da sua criação.


Para ser dono da sua marca, o registo deve ser feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e para começar esse processo de proteção deve ser feita a pesquisa de disponibilidade da marca.


Esta pesquisa é feita na plataforma online do INPI. Os passos para uma pesquisa são: identificar qual a classe internacional para sua marca e selecionar o modo de pesquisa por radicais.



Classificação Internacional INPI


O INPI disponibiliza 45 classes. As classes 1 a 34 são para produtos e 35 a 45 para serviços. Para encontrar a classe da sua marca você deve identificar se o seu modelo de negócio desenvolve um produto ou se comercializa esse produto.


 

Pode acontecer de uma marca ter o registro em mais de uma classe?

SIM!

 

É comum que as marcas desenvolvem mais de uma atividade e com isso podem ser registradas em mais de uma classe internacional.


Por exemplo, pizzarias, podem ter os registros em 03 classes diferentes.


Quanto houver dúvidas sobre qual classe seguir, o recomendado é comparar com uma marca no mesmo seguimento. A marca Colgate® está registrada na Classe de Nice 03, ou seja, já sabemos que a classe de produtos para higiene bucal é a 03.


Identificada a classe já podemos seguida para a pesquisa da marca com radicais.


Modo de Pesquisa Por Radicais


Existem dois modos filtro a “pesquisa exata” e a “pesquisa radical”. É recomendado que seja selecionado o modo de pesquisa por radical, que vai indicar uma variante maior de marcas.


Para reduzir seus riscos, você deve pesquisar sua marca de formas diferentes. Por exemplo, marca “Caramelo Brasil” pode ser pesquisada das seguintes formas:


- Caramello

- Karamelo

- Kramelo

- BR

- Brasileiro


Quanto mais variações você pesquisar, maior segurança você vai ter para proteger sua marca.


Agora que você já sabe como funciona, vamos ver na prática!


Passo a Passo para Pesquisa no INPI



1° Passo: Acesse o portal do INPI e selecione opção marcas.


2° Passo: Nesse segundo menu de serviços, você deve seguir em busca.



3° Passo: Você será direcionado para essa tela, fique tranquilo, você pode seguir sem ter um login, basta clicar em continuar.

4° Passo: Aqui, você deve novamente selecionar marcas para começar sua pesquisa.

5° Passo: Dentre as opções, selecione novamente marca e filtre o modo de pesquisa por “radical” e pronto! Agora você já pode começar a pesquisa da sua marca!


O resultado da pesquisa pode ser positivo ou negativo. Caso o banco de dados do INPI não encontre nenhum resultado para sua busca, não significa que não possa existir uma marcar semelhante à sua já registrada.


Psiu! É importante explorar o máximo de variáveis possível.


Para não ficar dúvidas, vamos simular pesquisa da marca fictícia "Rotemail" (rs):


Veja que no resultado da pesquisa a marca esta “supostamente” disponível para registro. A pesquisa dos nossos especialistas é minuciosas e identifica até mesmo "colidência" fonética de marcas.

Com todo esse conteúdo e super dicas do InstaRegistro.com® você não tem mais desculpas para deixar de proteger sua marca! \o/


Quer receber uma busca das nossas especialistas de forma individual?


---

Deixe nos comentários se você gostou e compartilhe com toda sua rede de empreendedores!

bottom of page