Decidimos escrever sobre esse assunto para ajudar você empreendedor na hora de escolher a classe da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.


Entender qual a Classe Nice da sua marca é a primeira fase do seu processo de registro. Para que seu processo tenha um resultado positivo não pode haver erros na classificação.

Essa classificação adotada pelo INPI foi elaborada por um tratado internacional na em Nice na França no ano de 1957. A finalidade de é estabelecer um sistema organizado para registro de marcas e possui 45 divisões: 1 a 34 são para produtos e 35 a 45 para serviços.


Cada classe representa uma atividade da economia. Para escolher a melhor opção você deve ter as respostas para essas perguntas:


1- Minha marca é um produto?

2- Minha marca é um serviço?


Agora, se a sua resposta foi sim para as duas perguntas você como empreendedor inteligente deve realizar o registro em mais de uma classe. A Magalu® é uma marca que possui produtos e serviços, por essa razão utilizou várias classes no INPI.

Com as respostas deve ser feita uma busca na lista INPI para encontrar a classe correspondente. Você pode verificar aqui.

 

Selecionar Classe Nice não compatível ao seu negócio não garante segurança jurídica ao registro da sua marca!

 

O uso exclusivo do nome e do logo em todo território nacional se limita nas atividades em que a classe represente. Ao selecionar errado ou incompleto sua marca estará disponível para outros registrarem na real classe do seu negócio.


Os riscos de uma escolha inadequada são: seu pedido de registro de marca por ser indeferido ou ainda mesmo que você tenha seu certificado em mãos você pode ter problemas com outras marcas, como por exemplo um Processo Administrativo de Nulidade.


Pega essa dica do InstaRegistro.com®: você pode encontrar marcas com mesma atividade que a sua no INPI e como elas foram classificadas. Por exemplo, a Cervejaria Colorado® esta registrada na classe NCL 32, desta forma, as marcas que produzem cervejas devem optar por essa classificação.


Com a classe adequada você deve realizar a pesquisa de disponibilidade junto ao banco de dados do INPI. Calma, vamos te dar uma colher de chá, tem tudo detalhado no Passo a Passo Para Pesquisar Sua Marca no INPI.


O resultado do processo de registro de marcas vai decidir o futuro da sua marca, por isso, deve ser feito com muita atenção. Contar com uma empresa especializada pode ser uma boa opção para alcançar a marca registrada sem perder tempo e dinheiro.


Se você ainda ficou com dúvidas sobre qual a melhor classe para seu negócio peça uma Super Busca das nossas especialistas :)

--

Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com toda sua rede de empreendedores!!