Greenwashing: o que significa e como identificar?


Esse termo em inglês significa uma prática quando querem enganar o consumidor sobre benefícios ambientais no produto ou serviço. Bora entender mais?


O ESG é a pauta que está em todo o mercado em todas (ou quase todas) empresas em seus diversos segmentos. O ESG, siglas também do inglês, significa Environmental, Social and Governance, vem crescendo de forma substancial no mundo e Brasil.


Certamente uma oportunidade para os espertos de plantões com consumidores desatentos (e até mesmo consumidores atentos) que são enganados por práticas de "lavagem verde" ou greenwashing. Vamos explicar.

Isso é a simples prática de adotar uma propaganda enganosa com um discurso de qualidade ambiental ecologia embarcada em um produto ou serviço?

Essa prática geralmente é adotadas por empresas que possuem um discurso ecológico muito bem estruturado para vender e cobrar mais dos seus clientes, mas que no final do dia, não tem nenhuma boa prática de melhoria no ambiente.


E como não ser enganado?


Vamos precisar cada vez mais ter atenção ao que consumimos e como as marcas divulgam seus produtos/serviços. Comunicação e informação é o seu maior aliado.

Geralmente pode vir em formato de expressão como 100% Natural, Produto Eco ou Vegan. Muito cuidado se alguém oferecer um "Alface 100% Vegano" (rs).


Além dos consumidores, as entidades (privadas e públicas) como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) e PROCON fazem um grande papel de vigilância nessas marcas que abusam da comunicação ou até mesmo mentem na composição dos produtos. Na internet você pode encontrar fácil empresas que indicam biscoitos de mel sem ter mel, sanduíche de atum que não tem atum, hambúrguer de picanha que não é picanha... A lista é gigante.


Uma alternativa é verificar alguns selos de qualidade que tenham relevância, por exemplo o Selo Ecológico ABNT, mas também é preciso cuidado nessa grande indústria da certificação. Assim como em qualquer lugar, sempre existem


Agora você já sabe que quando ouvir no termo "greenwashing" entende que pode ser uma propaganda enganosa sobre algo envolvendo o meio ambiente e ecologia que não deveria ser utilizado para ter um ganho adicional.


Até a próxima.



----

Gostou? Compartilhe e ajude outros empreendedores.