top of page

Governança Corporativa para Startups & Scale-Ups em Captação de Recursos Financeiros



Ter um empresa envolve diversas obrigações formais regulatórias e também diversas atividades empresarias para desenvolver o seu negócio de forma saudável para todo o ecossistema e também, claro, gerar riqueza.

Geração de riqueza em um modelo de startup & scale-up necessidade dinheiro (muito dinheiro) para que esse momento inicial do negócio tenha capacidade de entrega da solução e crescimento. O crescimento em startups que possuem tecnologia precisar ser exponencial através do ganho de escala.


Uma tarefa muito difícil para quem ainda não consegue contratar um Tesoureiro ou um Diretor Financeiro (CFO - Chief Financial Officer) para desenvolver os agentes financeiros do ecossistema. Certamente dívida bancária não é o caminho, pois é caro e não tem muito apetite de risco. Esse é o momento de você buscar dinheiro com fundos de investimento no modelo de Capital Sementes (Seeds) ou Capital de Risco (Venture Capital). Pedir dinheiro para profissionais de dinheiro é fácil, mas convencê-los é um jornada. Obviamente se alguém quer correr o (alto) risco do seu empreendimento é natural que tenham o maior zelo e cuidado para avaliar se você tem um modelo de negócio ou serviço ou produto que resolvem uma dor real.


Após a intenção de capital em seu negócios, vem uma importante fase chamada: due diligence ou diligência prévia. Se você ainda não passou por isso, se prepare, pois é aqui que muitos negócios não são concretizados.


Você sabia que muitos fundos de investimentos analisam suas titularidades de propriedade intelectual? Em outras palavras, vão validar se você realmente é o dono da marca, se possuem as patentes necessárias, se seus softwares são registrados entre muitos outros items confidencial e do seu segredo industrial.


Já pensou não concretizar injeção de capital em seu negócio porque você ainda não é o dono da marca?


Sim, negócios não são realizados por isso. Nenhum investidor vai arriscar algo em algo que pode se desabar com despesas adicionais em disputas judiciais e imagem da marca com marketing.


Existe solução? Sim! O empreendedor que busca ter governança em seu negócio no modelo startups and scale-up deve olhar seu estágio de desenvolvimento em 3 etapas:

1) Ideação

2) Validação

3) Tração

4) Escala


Em qual etapa você vai registrar sua marca? Exatamente: Ideação.


Para complementar, o IBGC - INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA fez um checklist da fase de Ideação para aprimorar sua governação. Veja:


Checklist

  • Alinhar as expectativas dos fundadores em relação à startup.

  • Discutir sobre a capacidade financeira e a perda suportável pelos fundadores.

  • Estabelecer como cada sócio irá contribuir para a sociedade.

  • Dimensionar a colaboração de cada um.

  • Estipular condições para o recebimento de participações societárias (revesting).

  • Estabelecer as condições de ingresso e saída de sócios.

  • Proteger a propriedade intelectual gerada e os segredos de negócios.

  • Redigir, assinar e manter vias físicas do acordo de fundadores (founder agreement).


Neste post vocês, empreendedores brasileiros, aprenderam que a propriedade intelectual e registro de marca deve ser cuidado desde o começo em sua fase de ideação para que você tenha uma alta governança para sua startups com menos risco de captação de dinheiro através de fundos de investimentos e investidores de alto risco.


--

Acredita que mais alguém também precisa saber de tudo isso? Compartilhe!



Comments


bottom of page