É normal no cotidiano dos empreendedores passarem por diversas dificuldades, seja durante o processo de abertura da empresa, para dar prosseguimento na atividade, ou ainda para aqueles que querem ampliar o empreendimento. Por esta razão é que se faz ideal que seja traçado um Plano de Negócio.


O Plano de Negócio consiste na organização das estratégias que a empresa deve tomar para que possa alcanças as suas metas. Ou seja, consiste em um passo a passo de como os empresários devem conduzir seus negócios.


A função desde documento é de prever os riscos, sendo possível evita-los e ainda focar no que é realmente necessário para o crescimento da empresa.


Não existe uma forma fixa de criar um Plano de Negócio, até mesmo porque cada empresário possui necessidades diferentes. No entanto, existem parâmetros que podem ser seguidos.


O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica 04 passos de um bom Plano de Negócio:


*Analise de Mercado (conhecer seus clientes, fornecedores e concorrentes).

*Qualidade e Custo Benefício (conhecer o que esta oferecendo).

*Operacional (capacidade produtiva).

*Financeiro (investimentos).


Sabe o que Não Pode Faltar no Seu Plano de Negócio?


Como já dito, de fato não há regras para se elaborar um Plano de Negócio, mas empreendedores de sucesso não devem deixar de planejar o Registro da Marca de seu negócio.


O primeiro motivo para não deixar de incluir o registro da marca em seus objetivos é com relação ao marketing. Por mais que sua empresa não tenha grande alcance físico (como lojas por exemplo), sabemos que o ambiente online tem se tornando poderosos para os negócios. Com a marca registrada poderá ser usadas estratégias que não possuirão fronteiras.


Um segundo motivo para o registro da marca são para aqueles que desejam crescer e tornarem seus negócios franquias. Isso mesmo, para as franquias é obrigatório que tenha marca registrada!


A marca registrada permite o uso exclusivo em todo território nacional, permitindo o desenvolvimento e crescimento dos negócios.


Proteja sua marca hoje mesmo, preencha o formulário e receba grátis sua pesquisa de disponibilidade.


Quer saber mais sobre como criar seu plano de negócio e baixar e-book grátis?

Entre no site do Sebrae aqui.




#marcas #registrodemarcas #marcasepatentes #marcaregistrada #planodenegocio #empreendedorismo #sebrae #INPI #protejasuamarca #consolidesuamarca #businessplan